A organização do Turismo de Caminhadas no Alentejo começou no início do século XXI com a criação de algumas redes municipais de Percursos Pedestres, de onde se destacam pela qualidade da infraestruturação, na altura, os municípios de Nisa e de Mértola. Outros municípios também criaram algumas estruturas, mas de forma pouco motivadora para o desenvolvimento turístico.

Em 2016 a Turismo do Alentejo ERT fez uma abordagem global ao território do Alentejo, começando a infraestruturar uma rede de percursos pedestres denominada TransAlentejo, com uma primeira implantação na zona do Alqueva. Em 2020 ficou completa a consolidação da rede TransAlentejo, com uma rota pedestre de elevada qualidade em cada um dos 47 municípios do Alentejo.

Em 2021 foram criadas mais três rotas TransAlentejo num projeto de Rotas Transfronteririças em geminação com Rotas Pedestres da Extremadura (Espanha). Todos os percursos pedestres estão devidamente sinalizados e têm informação insitu no painel informativo do ponto de partida.

O conceito da Rede TransAlentejo foi criar uma pegada de organização global do Produto Turístico de Caminhada - também conhecido internacionalmente como Walking - em todo o território do Alentejo. Os percursos pedestres criados têm todos um conceito comunicacional comum, são suportados por guias informativos de imagem harmonizada, utilizam mapas de grande qualidade sobre cartas militares e destacam pontos de interesse de valor natural e cultural. Suporta a comunicação a edição de quatro guias impressos de grande qualidade.

Este é o único produto turístico infraestruturado que cobre toda a Região do Alentejo.

Há um total de 50 rotas TransAlentejo no terreno que são a base de organização do TransAlentejo Walking Festival .


Lista e Mapa das Rotas TransAlentejo


Ficha Técnica

Edição: Turismo do Alentejo ERT (2016, 2021)
Autoria dos Percursos: 47 Municípios do Alentejo
Coordenação Técnica: SAL Sistemas de Ar Livre
Autor dos Textos: José Pedro Calheiros
Fotografias: SAL e Direitos Reservados
Impressão: InfoPortugal
Base Cartográfica:
Centro de Informação Geoespacial do Exército
Traduções: Inpokulis


Guias em PDF (~15Mb cada) Descarregue em baixo

Rotas TransAlentejo Transfronteiriças

O Alentejo, em Portugal e a Extremadura, em Espanha, oferecem um conjunto de rotas pedestres que constituem um destino privilegiado para a prática de caminhadas.

Em cada uma das três localizações, ao longo da fronteira, encontra-se um conjunto de duas rotas pedestres para fazer numa jornada de um ou dois dias, com diversas opções de alojamento e refeições em qualquer uma das regiões.

Este foi um projecto piloto de conceção de um destino de caminhadas com seis alternativas, três no Alentejo e três nas Extremadura (Espanha), com vista ser estendido a toda zona de fronteira entre o Alentejo e Espanha (Extremadura e Andaluzia

Folhetos em PDF (~15Mb cada) Descarregue em baixo




| TransAlentejo Walking Festival . Festival de Caminhadas TransAlentejo . Festival de Senderismo TransAlentejo |
| Uma iniciativa promovida e realizada pela Turismo do Alentejo ERT, Portugal |
| Apoio ao evento do Turismo de Portugal IP |
| Participação dos Municípios do Alentejo, Juntas de Freguesia e Operadores de Turismo, em governança coletiva |
| Apoio à promoção internacional da ARPTA Agência Regional de Promoção Externa
| Consultoria e apoio técnico do evento de SAL Sistemas de Ar Livre |
| SAL®, TransAlentejo® e Portugal Walking Festival® são marcas registadas de SAL Sistemas de Ar Livre |